Cientista de Dados: O Que Faz, Salário, O Que Estudar? Carreiras

Diplomado pela Univates, Rafael de Oliveira é analista de comunicação e marketing e sua atividade está diretamente relacionada com a análise de dados, aqui mesmo na Univates. Para ele, a análise da dados se estende para muitas áreas, mas a de marketing é uma das que mais precisa de análise e tratamento de dados  que possam gerar informações de extrema importância para embasar decisões mais assertivas. “A gente analisa tudo o que possa contribuir para definir a nossa estratégia de marketing”, resume. Não é novidade que cada vez têm http://vendas.pagina-oficial.com/conceitos-basicos-de-programacao-para-2023/ sido gerados mais dados, seja pelo celular que você usa, pelas transações eletrônicas que a empresa na qual você trabalha faz ou pelo computador que a sua mãe acessa as redes sociais. O que é novidade é a carreira de analista de dados, uma das áreas que mais tem crescido em oportunidades profissionais e pode ser uma ótima oportunidade para você. Para esclarecer esses termos, caso ainda não conheça, as chamadas Hard Skills são as suas habilidades técnicas, aquelas que você aprendeu num curso de BI, de programação ou na faculdade.

O time de dados de uma empresa é o grupo de colaboradores que trabalha coletando, tratando e estruturando um nível de materiais que, mais tarde, se tornará informação. Esse conteúdo é a base do que analistas vão analisar, ou seja, dedicar seu olhar com rigor para entender padrões, projetar https://www.online-law-degrees.com/why-hire-a-specialist-for-net-growth/ hipóteses e detectar realidades do negócio. Você não vai aprender a trabalhar como Analista de Dados fazendo exercícios como na época da Tia Teteca. Você precisa desenvolver seu conhecimento através de projetos, onde ferramentas e técnicas são usadas dentro de um contexto.

Analista de dados: o que faz e quanto ganha um Data Analyst

Isso possibilitou que profissionais que dominassem as técnicas de análise ou soubessem criar métodos fossem cada vez mais procurados. Um dos maiores requisitos dos empregadores é um background educacional em áreas relacionadas à análise de dados, como estatística, matemática, ciência da computação, engenharia, etc. Outra habilidade técnica essencial para a área de análise de dados é o conhecimento em linguagens de programação. Atualmente, uma pessoa analista de dados (ou Data Analyst) é alguém indispensável para a tomada de decisões informadas em negócios digitais.

Então, para ser um Analista de Dados competente, deverá não só ter dedicação aos estudos sobre questões técnicas, mas, também, estar atualizado sobre as legislações referentes a área tech e saber adequar suas atividades para isso. Isso pode ser fundamental em muitos contextos nos quais é preciso ter uma análise diferenciada e direcionada, seja para a área como um todo ou para um problema específico. Agora que você já tem um bom panorama sobre a profissão, é hora de entender o que deve ser feito para ser um Analista de Dados.

. Quais ferramentas um analista de dados utiliza?

E isto explica-se pelo fato de quase todas as atividades movimentarem e precisarem de dados para o seu bom funcionamento. Os Analistas de Dados precisam saber não apenas coletar e manipular os dados, mas explicar o que aqueles números significam e quais os impactos positivos ou negativos sobre eles. Dessa forma, o acesso a esse tipo de servidor é feito por códigos escritos em uma linguagem específica, também referenciada como SQL, cujo conhecimento é imprescindível para o analista de dados.

o que faz um analista de dados

Aqui na beAnalytic os nosso analistas costumam utilizar linguagens como Python ou R. Apesar de não ser uma atribuição direta do analista de dados, ter conhecimento sobre essas linguagens pode abrir portas para a criação de modelos de Inteligência Artificial, por exemplo. Quem consegue reunir esses e muitos outros pontos de destaque é a Tera, a escola online de carreiras digitais liderada por experts do mercado. Você aprende com quem sabe fazer e tem realmente sido peça-chave para empresas de todos os segmentos e tamanhos. Assim, você se torna o que essas companhias estão em busca, sobretudo na área de dados.

O que é preciso para ser um cientista de dados?

Como um analista de dados, é a sua responsabilidade transformar raw data em insights úteis. Acompanhando o processo de análise de dados (no qual iremos abordar a respeito no próximo tópico), você irá ter que resolver certos problemas ou responder certas perguntas baseado em dados e os insights que ele te da. Você então irá pegar esses insights e irá compartilhar com os stakeholders e tomadores de decisões da empresa, nos quais conseguem planejar o futuro da empresa de forma adequada.

Ou seja, é fundamental que haja um pensamento crítico e analítico em profissionais que querem ingressar nessa carreira. É preciso questionar o que cada informação traz e como ela pode ser aplicada https://elliotthgfc34455.full-design.com/curso-cientista-de-dados-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego-69044419 no momento em que decisões precisarem ser tomadas. Este guia tem como objetivo ajudar você a entender um pouco melhor como se preparar e se tornar um profissional de Análise de Dados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *